Desporto sobre rodas

No final do mês de abril, decorreu o Curso de Formação “Desporto Escolar Sobre Rodas – Implementação e Desenvolvimento do Projeto”, no Centro Escolar de Bitarães ministrado pelo formador Liberto Reis, uma parceria entre a DGE e o CFAEPPP. Abrangeu docentes dos grupos 260 e 620 da região norte do país. Esta acção decorreu no Agrupamento de Escola de Paredes, pelo facto de reunir todos os recursos físicos e condições de apoio logístico, necessários à sua realização.
O Projeto “Desporto Escolar Sobre Rodas” surge no âmbito da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável (ENMAC) 2020-2030, dando resposta às medidas a implementar pelo Ministério da Educação, procurando promover a “deslocação a pé ou de bicicleta, em condições de conforto e segurança, nomeadamente para a escola e para o trabalho, é um direito de todos e deve ser uma atividade prática e agradável” (ENMAC).
Em particular, este Curso procurou “dotar os professores de competências que facilitem a implementação do projeto Desporto Escolar Sobre Rodas nas suas escolas, assente em três grandes pilares: aprendizagem do padrão motor Saber Andar de Bicicleta, educação rodoviária e educação para a cidadania, articulado com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”. Temos uma ampla expectativa que o impacto desta ação venha a sensibilizar os formandos, e estes junto dos seus alunos, para a problemática da sustentabilidade ambiental, sedentarismo e obesidade infantil, de modo a pedalarem da escola para a vida.

Partilhar no Facebook
Partilhar no Linkedin
Partilhar no Whatsapp

mais artigos