Plano de Recuperação das aprendizagens

A Presidência do Conselho de Ministros aprovou o Plano 21|23 Escola+ que apresenta um conjunto de medidas que se alicerçam nas políticas educativas com eficácia demonstrada ao nível do reforço da autonomia das escolas e das estratégias educativas diferenciadas dirigidas à promoção do sucesso escolar e, sobretudo, ao combate às desigualdades através da educação, com vista à recuperação das aprendizagens e procurando garantir que ninguém fica para trás (Resolução n.º 90/2021). O Plano integrado para a recuperação das aprendizagens dos alunos dos ensinos básicos e secundário alicerça-se em três eixos estruturantes de atuação:

Os detalhes do Plano e as respetivas ações específicas estão disponíveis em https://escolamais.dge.mec.pt/, em que se pode explorar um repositório com todos os recursos de apoio às escolas, cujo foco se centra na melhoria das aprendizagens, orientadas para o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e nas Aprendizagens Essenciais das diferentes disciplinas. Os recursos que são apresentados surgem como um reforço intencional de meios, procurando reequilibrar os efeitos da pandemia que se fizeram sentir nos últimos anos letivos.

O Plano 21|23 Escola+ elenca como objetivos estratégicos:

A Capacitação Digital dos Docentes é um elemento fundamental neste processo. É necessário que os professores estejam aptos a utilizar as tecnologias digitais de forma eficiente e integrá-las no seu trabalho pedagógico. Para isso, é fundamental que os docentes recebam formação adequada.

Assim, procedeu-se à Organização da Oferta de Formação «Capacitação Digital dos Docentes»:
Oficina de Formação Nível 1
Oficina de Formação Nível 2
Oficina de Formação Nível 3

Os Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE) têm um papel importante neste processo de formação, sendo responsáveis por capacitar os docentes para o uso de tecnologias digitais. O objetivo é que os docentes possam integrar essas tecnologias no seu trabalho, permitindo uma aprendizagem mais eficiente e atualizada.

O Plano de Transição Digital nas Escolas assume-se como um conjunto de medidas que visa promover a integração das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, é fundamental a capacitação digital dos docentes, o papel dos CFAE e a elaboração de um Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital de cada agrupamento ou escola.