Redes de Aprendizagens

Padlet – ACD, Redes de Aprendizagens

Ação de Curta Duração “Redes de Aprendizagem” promove a partilha de práticas e destaca a importância da tecnologia na educação

No dia 5 de julho realizou-se a ACD “Redes de Aprendizagem”, que reuniu docentes, investigadores e profissionais da área da educação numa jornada de troca de conhecimentos e experiências. O evento teve como objetivo principal promover a reflexão em torno de práticas de formadores(as), de docentes e de elementos da direção das escolas associadas, bem como divulgar iniciativas como o Scientix e a implementação da metodologia STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e o projeto MENSI (escola mentora e escolas mentoradas).

Deu-se início à sessão com palestras inspiradoras, como a de Mário Martins e de João Leite, Ninguém aprende de Trombas, nem sozinho!, e a de Luís Valente, Caminhos  de afirmação digital da Escola, salientando a importância do trabalho em rede, da aprendizagem e do uso da tecnologia na educação.

Foi apresentado o Scientix, uma plataforma europeia que promove a partilha de recursos educacionais e de boas práticas. Os participantes puderam conhecer as ferramentas disponíveis e explorar novas formas de enriquecer o ensino nessas áreas, através do acesso a materiais didáticos inovadores e colaborativos. Foi enfatizada a importância da integração das áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática no currículo e os participantes tiveram a oportunidade de conhecer projetos desenvolvidos por escolas que adotaram essa abordagem que estimula o pensamento criativo, a resolução de problemas e a interdisciplinaridade.

Por meio de uma tertúlia dialógica foi apresentado o Projeto MENSI, destacando o seu papel na promoção da educação inclusiva e na valorização da diversidade, assim como no desenvolvimento de recursos e estratégias que atendam às necessidades de todos os estudantes, garantindo uma educação equitativa e de qualidade.

As palestras proferidas provocaram a reflexão sobre a importância do trabalho em rede, da aprendizagem colaborativa e do papel transformador da tecnologia na educação. Os participantes foram incentivados a repensar as suas práticas pedagógicas, adotando abordagens mais inovadoras e alinhadas com as demandas da sociedade contemporânea.

Este evento foi realizado no auditório da A Celer, num ambiente acolhedor e propício à interação entre os participantes e à partilha de experiências e estratégias de ensino, destacando os resultados positivos alcançados através da integração da tecnologia, quer nas práticas pedagógicas, quer nas dimensões organizacional e tecnológica das instituições. Proporcionou um espaço de convívio, contando com a colaboração dos alunos do Curso Profissional de Técnico de Animação e Turismo, do Agrupamento de Escolas de Vilela.

Partilhar no Facebook
Partilhar no Linkedin
Partilhar no Whatsapp

mais artigos