Avaliação Externa das Escolas: Desenvolvimento do Quadro de Referência – IGEC

No passado dia 19 de setembro o CFAEPPP, participou num Encontro, à distância, intitulado “Avaliação Externa das Escolas: Desenvolvimento do Quadro de Referência”, promovido pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC), no qual foram envolvidos/as as equipas regionais AFC, os/as diretores/as dos CFAE e representantes AFC nos CFAE, de todo território nacional.
Este Encontro integrou o último dos ciclos planificados pela IGEC, iniciados em julho, e que tinham como finalidade divulgar a atualização do Quadro de referência da AEE.
Deste modo, (…) “face aos objetivos da Avaliação Externa das Escolas e às atribuições da IGEC no âmbito do acompanhamento e da avaliação das práticas inclusivas das escolas” procurou-se clarificar a correspondência do Quadro de Referência da AEE com os Standards e Indicadores do Sistema de Monitorização da Educação Inclusiva. Esta atualização do Quadro de referência da AEE, foi aprovada pelo Senhor Ministro da Educação, em março de 2023, e tem como suporte o “Desenho do Sistema de Monitorização da Implementação do Regime Jurídico da Educação Inclusiva em Portugal, resultante do trabalho da Agência Europeia para as Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva, em colaboração com o Ministério da Educação e com o apoio da DG REFORM, da Comissão Europeia”.
Como espaço formativo que somos, procuraremos partilhar toda a informação que nos vai sendo facultada. Ficou a promessa de nos ser enviada a apresentação utilizada, relativamente ao Quadro de referência, nomeadamente com questões introduzidas no âmbito da Educação Inclusiva. Logo que nos seja possível iremos disponibilizá-la.

mais artigos